IMPORTANTE: PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DOS VIDEOS DAS POSTAGENS PRESSIONE O PAUSE NAS TRÊS CÂMERAS

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Conheça o Pólo Ecoturístico do Lagamar





For English




A criação do Pólo Ecoturístico do Lagamar, em 1995, com apoio da Embratur, esteve intimamente ligada à busca da SOS Mata Atlântica por trabalhar a conservação ambiental considerando a presença humana, a cultura e os valores das populações tradicionais e comunidades locais. O principal objetivo do Pólo - fomentar o turismo sustentável na região do Vale do Ribeira e do Lagamar Paulista - vem acompanhado do esforço em sensibilizar os turistas e a comunidade local para a valorização e conservação dos recursos naturais e culturais, através do planejamento do ecoturismo nos municípios de Iguape, Ilha Comprida, Cananéia e Pariqüera-Açú.


Hoje, Iguape possui o maior conjunto de edificações tombadas pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, com 62 construções coloniais. As comunidades caiçaras da região também conseguiram manter preservados boa parte de seus costumes tradicionais, seja nos cercos de pesca, na culinária ou nas festas típicas. O ecoturismo surge, assim, como opção viável para a visitação e o cuidado com a diversidade biológica do Lagamar, que vai das florestas e praias desertas às cachoeiras, ilhas, manguezais e lagunas.


Construído em quatro fases - que englobaram atividades junto aos serviços turísticos receptivos e emissivos, realização de capacitação, criação de instrumentos jurídicos e reguladores, conduta ética e ambiental, responsabilidades e direitos dos parceiros, divulgação e implantação do Centro de Interpretação Ambiental e Informações Turísticas - o Pólo Ecoturístico do Lagamar foi contemplado, em 1999, com o título de "Melhor Projeto de Planejamento de Destino Ecoturístico do Mundo", por concurso promovido pela revista americana Condé Nast Traveller.


Além de ser a base da SOS Mata Atlântica no Lagamar, o Centro concentra o maior número de informações sobre as potencialidades da região e serve de referência para ações de conservação em geral, como campanhas, parcerias em políticas públicas e educação ambiental. A presença da SOS Mata Atlântica no Lagamar também se reflete no apoio a projetos de geração de renda junto às comunidades tradicionais, e participação em Fóruns e Grupos de Trabalho regionais como os do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape, Comitê Gestor do Parque Estadual da Ilha do Cardoso e Comitê Gestor da APA Federal Cananéia, Iguape e Peruíbe.


Após a quinta fase do Pólo Lagamar, realizada em 2003 - cujo principal objetivo foi sistematizar o processo de desenvolvimento da iniciativa, promover ajustes no enfoque metodológico adotado e adequá-lo à realidade atual - tem-se assistido à evolução do processo de certificação do turismo sustentável com o reforço dos pólos de ecoturismo como modelos a serem seguidos. Em 2004, o Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável (CBTS), criado com apoio da SOS Mata Atlântica, anunciou a certificação dos primeiros 400 empreendimentos que integram turismo e conservação no País.
As conquistas de mais de seis anos atrás estão reunidas em publicações, vídeo, na nova edição do livro "Descubra o Lagamar", em episódio da Série Especial Mata Atlântica do programa "Um Pé de Quê?" (realizado pela produtora Pindorama Filmes e Canal Futura em parceria com a Fundação SOS e patrocínio do Bradesco Capitalização), entre outros, mas a busca por consolidar esse importante destino permanece como desafio para os diferentes segmentos envolvidos com a proteção do Lagamar.



Minhas observações: Em Iguape " Cidade tombada como Patrimônio Histórico " estão dois terços da Juréia com uma intocada riqueza de flora e fauna, montanhas cobertas de florestas, manguezais, sambaquis pré-históricos, rios, córregos e cachoeiras. Pegue todas informações necessárias com agências de turismo locais sobre hospedagem antes de chegar a cidade, não esqueça de levar uma vara de pescar para se divertir no final da tarde. NÃO ESQUEÇA DE LEVAR REPELENTE !!








Todos direitos do video reservados a SOS Mata Atlântica.


Info: SOSMA


Minha classificação do local:



- Acesso > Via São Paulo, seguir pela rodovia Regis Bittencourt até Iguape. Alto índice de acidentes na descida da serra, fique atento ao grande número de pedágios com velocidade máxima de 60km/h.
- Hospedagem > Uma variedade enorme de boas pousadas em Iguape.
- Gastronomia > Várias opções de restaurantes, mas a maioria é especializada em peixes e frutos do mar. 
- Segurança > Baixo histórico de furtos na cidade, lugar muito tranquilo em relação a riscos
- Atendimento Médico > Recomendo o Hospital Regional Vale do Ribeira (considerado o melhor e mais bem equipado da região) 
em Pariquera-açu, 20km de distância de iguape.




Nenhum comentário:

Postar um comentário