A Serra da Canastra é uma cadeia montanhosa localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais, nas proximidades dos municípios de Delfinópolis, Sacramento e São Roque de Minas. Está a cerca de 310 quilômetros de distância da capital mineira, Belo Horizonte e a cerca de 350 km de São Paulo.
O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, criado em 1972 através do decreto 70.355 de 1972. Aqui se encontra a nascente do rio São Francisco. Previsto com uma área inicial de 200 mil hectares o Parque Nacional só se efetivou em uma área de 71.525ha e isto até hoje é causa de muito conflito na região, devido à intenção do IBAMA de desapropriar o restante da área originalmente prevista. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Serra da Canastra tem o formato de um baú, daí a origem do nome, pois canastra é um tipo de baú antigo. A cachoeira Casca d'Anta com aproximadamente 186 metros de altura é um dos principais atrativos do Parque, saindo de um corte natural da Serra de aproximadamente 144 metros, ou seja, a altura da Serra chega a 330 metros. O Rio São Francisco nasce 14 quilômetros antes desta sua queda principal.
O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a "borda da Mata Atlântica" e o "início do Cerrado", com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos gaviões e espécies ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o tatu-canastra.
A água é o fator preponderante no parque, cujas nascentes, que chegam a centenas, surgem em função da umidade que a rocha fria absorve do ar, principalmente no período da noite.
O rio São Francisco tem sua nascente histórica na Serra da Canastra, mais precisamente no município de São Roque de Minas e sua primeira grande cachoeira, a Casca d'Anta, com 186 metros de altura, fica no distrito de São José do Barreiro (MG), cujo acesso é feito pela portaria 4 do Parque Nacional, localizada neste distrito.
Observação Importante: Não é permitido entrar no parque com animais de estimação nem com bebidas alcoólicas. É proibido fazer fogueiras, usar qualquer produto inflamável; deixar lixo de qualquer espécie; usar aparelho de som em volume que interfira no ambiente; importunar, aprisionar, alimentar ou machucar qualquer animal; colher, plantar ou danificar a flora local. O Parque Nacional da Serra da Canastra fecha às terças-feiras, exceto em meses de férias e feriados prolongados. O horário para visitas é das 8hs às 18hs, mas não é permitido entrar após 16hs, nem exceder o horário de visitação. É cobrada uma taxa de R$3,00 por pessoa. ( valor referente a janeiro de 2010).
Todos direitos do video reservados a Rede Globo Minas.
INFO: Wiki e Parque Nacional da Serra da Canastra
Minha classificação do local:
- Acesso > Verificar no mapa rodoviário qual o seu melhor caminho para São Roque de Minas ou Sacramento. No meu caso a cidade mais próxima é sacramento.
- Hospedagem > Não há muitas opções mais tem preço bastante acessível.
- Gastronomia > Muitos locais com comida típica mineira, não abuse pois o intuito é passear no parque, comida leve é o ideal.
- Segurança > Baixo histórico de furtos na cidade, lugar muito tranquilo em relação a riscos
- Atendimento Médico > Hospital Municipal Santa Marta - São Roque de Minas ; Santa Casa de Misericórdia de Sacramento. Casos mais complexos siga para o Hospital Regional de Uberaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário