IMPORTANTE: PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DOS VIDEOS DAS POSTAGENS PRESSIONE O PAUSE NAS TRÊS CÂMERAS

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Paranapiacaba - Vale a pena conhecer !!





Quem quiser curtir um clima londrino, com direito a "fog", arquitetura característica e até o centenário relógio Big Ben, pode embarcar no Expresso Turístico que sai quinzenalmente da estação Luz, no centro de São Paulo, até Paranapiacaba, em Santo André.
Previsto para ser inaugurado no início de julho, o passeio só foi aberto ao público no dia 19 de setembro, depois de concluídas as obras na estação da vila. Ela foi criada para abrigar os operários da São Paulo Railway, empresa responsável pela implantação do sistema ferroviário da região, no século 19.


O trajeto leva quase 1h30 e faz uma rápida parada em Santo André para pegar mais passageiros. Pelo caminho, um guia explica e apresenta as atrações às margens da linha do trem, como fábricas desativadas, rios e igrejas. Para quem está dentro da composição, no entanto, fica difícil ver além da própria linha e das estações.
Como são apenas 174 lugares, a dica é se programar com antecedência. O passeio para Jundiaí, trajeto oferecido aos sábados, por exemplo, tem fila de espera de um mês e meio. Reformado, o trem é operado pela CPTM e leva passageiros até a vila ferroviária.


Parte da primeira ferrovia paulista, a linha até Paranapiacaba proporciona ao turista uma viagem no tempo. Ao passar pelo Memorial do Imigrante é possível ver alguns trens antigos, incluindo uma Maria Fumaça que ainda funciona. A Estação Ipiranga apresenta a cena ‘Grito da Independência' retratado pela dupla de grafiteiros ''Os Gêmeos''. Já em Paranapiacaba o roteiro traz o Museu do Castilho, o Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo, o Parque Natural Nascentes do Paranapiacaba, a Casa Fox, o Museu do Funicular, a Casa da Memória, o Centro de Visitantes, o Clube União Lyra Serrano e o antigo Mercado.
Além disso, em datas especiais, é possível encontrar em operação a segunda locomotiva mais antiga do Brasil, que pertence à São Paulo Railway Co. e hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
Se quiser, o visitante poderá optar por fazer roteiros turísticos na vila, pagos à parte, os quais não estão inclusos na tarifa do Expresso Turístico, e, portanto, não são de responsabilidade da CPTM. Eles são pagos diretamente à agência de turismo local, que mantém um balcão ao lado da bilheteria do Expresso Turístico, na Estação da Luz.


Info:Folharibeirãopires, folha.com e CPTM.


Todos direitos do video reservados a Folha.com


Saída: Estação Luz da CPTM - pça. da Luz, s/ nº, Bom Retiro, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0800-0550121. 174 lugares. Dom. (dia 3/10): 8h30 às 16h30 (quinzenalmente). Evento permanente. Livre. Ingr.: R$ 25 (embarque em Santo André) e R$ 28 (embarque na Luz). www.cptm.sp.gov.br/expressoturistico

Nenhum comentário:

Postar um comentário