O macaco-prego é um animal irrequieto e barulhento, merecedor também dos adjetivos desordeiro e despudorado. A sua cabeça, é coberta por uma densa pelagem negra ou marrom-escura, semelhante a um gorro, torna seu aspecto inconfundível. Apesar de ser o macaco mais comum nas matas do país, uma de suas sub-espécies encontra-se seriamente ameaçada de extinção: o macaco-prego do peito amarelo, que se distingue das demais pela coloração amarelada do peito e da parte anterior dos braços.
O macaco-prego é uma referência para os cientistas que estudam a evolução dos primatas. A espécie ficou famosa depois que pesquisadores descobriram a habilidade dos macaquinhos em usar pedras para quebrar cocos. Recentemente, cientistas do Laboratório de Etologia Cognitiva, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, encontraram, na Serra da Capivara, macacos-prego capazes de usar outros tipos de ferramenta, como varetas e pedras para cavar.
As descobertas são importantes porque o uso de ferramentas dos macacos-prego pode ajudar a explicar como a tecnologia influenciou a evolução de outra espécie de primata, o homem.
Local da foto: Serra da Bodoquena - Pantanal Sul
Muito Legal!!
ResponderExcluirEstes animais são perfeitos!!