IMPORTANTE: PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DOS VIDEOS DAS POSTAGENS PRESSIONE O PAUSE NAS TRÊS CÂMERAS

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pedra do Baú se torna monumento natural do interior de SP



Foto: Marcio Prado
A Pedra do Baú, que fica em São Bento do Sapucaí, a 164 km de São Paulo, é o mais novo monumento natural do interior do estado. Depois de três anos de processo, o decreto foi assinado nesta segunda-feira (27). Ela é o segundo monumento natural de São Paulo – o primeiro é a reserva da Pedra Grande, em Atibaia.
A pedra pode ser vista de todos os cantos da cidade. Ela era considerada unidade de conservação de uso sustentável – com ocupação e exploração da área permitidas, mas com controle. Agora, como monumento natural, as restrições serão maiores.
Para continuar com o crescimento do turismo, será criado um plano de manejo. “Isso envolve estudos técnicos, e depois reuniões para discussão do zoneamento do monumento, dos programas de uso, do que vai ser mais restritivo, especialmente na visitação pública da pedra”, explicou José Amaral Wagner Neto, diretor da Fundação Florestal.
Atualmente, segundo a prefeitura, cerca de 1,5 mil pessoas visitam a pedra nos fins de semana. A área tem 3.154 hectares. ”Não vai ter ocupação desordenada, não vai se destruir a natureza no entorno,. E não vai destruir esse cenário que é uma das belezas cênicas mais bonitas do estado e do Brasil”, disse o prefeito da cidade, Ildefonso Mendes Neto.
Além de ter um monumento natural, a viagem a São Bento do Sapucaí pode ficar mais fácil – a SP-042, que dá acesso à cidade e ao sul de Minas Gerais, deve ser reconstruída nos próximos meses.
OBS: Existe um caminho para se chegar no local saindo de Campos do Jordão, mas para quem não conhece bem a região da Serra da Mantiqueira é melhor encarar a Rod. Airton Senna. Na cidade existem poucas opções noturnas, devido a isso a melhor opção seria uma pousada com mais infraestrutura. Na estrada para a Pedra do Baú existe uma serra que se for se aventurar a subir de carro verifique os freios do carro antes pois as curvas são muito parecidas com as de Taubaté-Ubatuba.
INFO: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário