IMPORTANTE: PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DOS VIDEOS DAS POSTAGENS PRESSIONE O PAUSE NAS TRÊS CÂMERAS

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

KALUNGAS - A VIDA HUMILDE NO CERRADO




A área kalunga, situada no nordeste do município de Cavalcante-GO, com mais de 230 mil hectares de cerrado protegido, é a maior comunidade remanescente de Quilombo do Brasil, com cerca de 4.000 cidadãos, que só tiveram contato com a “civilização” há menos de 30 anos, um povo mágico de forte sangue negro. A história deste povo confunde-se com o período de mineração do Brasil Colônia e dos Bandeirantes. Cansados de serem explorados, os negros sofridos acabaram por se rebelar e fugiram, escondendo-se na mata, entre serras, num local de difícil acesso onde formaram o Povo Kalunga.


Esta região ainda permanece intacta e com grande riqueza natural, protegida pela decretação do Sítio Histórico Kalunga, que é devida, muito mais que a outras, à intervenção, estudo e dedicação de uma goiana das mais ilustres, a Professora Mari de Nazaré Baio. Seu livro Kalunga, Povo da Terra , foi o pontapé inicial de todo o processo do Decreto presidencial que os protege. 


Lá, em meio ao cenário mais fantástico da Chapada, encontramos uma enorme diversidade de animais, como lagartos, camaleões, pacas, antas, lontras, periquitos, tucanos, araras e onças, e de plantas, como Angico, Jatobá, Sucupira, Ipê, Pau-Brasil, Carvoeiro, Canela-de-Ema, Arnica, orquídeas de todas as formas e cores, além das inigualáveis flores do cerrado.


Programa Box Cultural @Todos direitos reservados do video.

Nenhum comentário:

Postar um comentário