Calunga ou Kalunga é o nome atribuído a descendentes de escravos fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil central que formaram comunidades auto-suficientes e viveram mais de duzentos anos isolados em regiões remotas, próximas à Chapada dos Veadeiros. São três comunidades, nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás.
A mais populosa comunidade está situada no município de Cavalcante, com pouco mais de duas mil pessoas, distribuídas nas localidades do Engenho II, Prata, Vão do Moleque e Vão das Almas, sendo esta última a mais recente a se integrar no seio do município (cerca de trinta anos).
Mais recentemente alguns estudos têm indicado a presença de kalungas também em regiões do Tocantins, nos arredores de Natividade e regiões isoladas do Jalapão.
Durante todo este período, houve miscigenações com índios, posseiros, fazendeiros brancos, e também forte influência de padres católicos, dando lugar a uma cultura hibridizada, característica que se manifesta na alimentação e no forte sincretismo religioso da mistura do catolicismo e de ritos africanos.
A expressão também significa "Tudo de bom" em dialeto banto africano.
Curiosidade: Na época que tirei essa foto estava sendo implantado o programa luz para todos do governo federal na comunidade quilombola engenho II e infelizmente conheci o coordenador de fiscalização do programa para a região, um cara chamado Luiz que tinha vindo do rio grande do sul, e quando me mostrou o curriculum dele fiquei assustado pois nem de porteiro de prédio ele conseguiria emprego e mais assustado ainda quando me falou a fábula de dinheiro que ganhava, até pensei, esse camarada ganhou na loteria. Final da estória, após 3 anos retornei a comunidade quilombola e me reclamaram que a tal da luz estava com muitos problemas pois se alguem está vendo televisão ninguem pode tomar banho pois cai a energia da TV. Um menino da comunidade até me perguntou o que era a tal de internet, depois que vi a situação do programa meia-luz para todos, respondi que era algo que se ele aprendesse a usar ia ter de parar de tomar banho e ver TV, acho que ficou desanimado. Isso é Brasil!!
Programa Box Cultural 2010 @Todos direitos reservados do video.
Nenhum comentário:
Postar um comentário