Araçari-castanho é uma ave Piciforme da família Ramphastidae e tem o nome científico Pteroglossus castanotis.
Alimentam-se principalmente de frutos, o que os coloca como grandes dispersores de sementes e, algumas vezes, de flores e também de insetos e filhotes de outras aves, além de ovos.
Nidificam em ocos de árvores, sendo que a reprodução ocorre entre a primavera e o verão. Em geral, choca 2 ovos.
Costuma beber e tomar banho nas bromélias no alto das árvores, que ficam cheias durante as chuvas. É a espécie mais conhecida dos araçaris do Brasil central e oriental. Habita a mata alta, sobretudo nas copas, como a maioria de seus congêneres (Pteroglossus) e tucanos, e ao longo de rios margeados por mata de galeria. Frequenta ainda matas de várzea e de terra firme, buritizais, cerrados, matas secas, ilhas fluviais, capoeiras e plantações.
Sua distribuição está restrita à região Neotropical, distribuindo-se do México à Argentina (Sick, 1984), ocorrendo na Colômbia, Bolívia, Argentina, e, no Brasil, nos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul.
Mapa de registros da espécie:
Obs: Os leigos sempre o confundem com tucanos mas são uma espécie de uma família diferente. Devido ao desmatamento e a construção de usinas hidroelétricas estão se aproximando cada vez mais das cidades.
Para quem tem interesse em fotografar essa espécie, aconselho um item indispensável, uma lente 75-300mm com estabilizador de imagem pois ele é bem mais ágil que um tucano.
Foto: Região do Rio Prata - Pantanal Sul - MS
Info: Wikiaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário