IMPORTANTE: PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DOS VIDEOS DAS POSTAGENS PRESSIONE O PAUSE NAS TRÊS CÂMERAS

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cachoeira Santa Bárbara - Chapada dos Veadeiros




Foto premiada entre as 50 melhores do mundo  Categoria Natureza - Photo Laureates 

Experimente perguntar para algum turista, que visita o Centro Oeste brasileiro, próximo de qual cidade fica o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Certamente ouvirá como resposta que o parque está ao lado da bela cidade de Alto Paraíso, moderna e mística, ou em São Jorge, povoado antigo, hoje pólo ecoturístico. Natural; afinal, há quase duas décadas as duas se firmam como porta de entrada da Chapada.


Só que o “paraíso” fica mais embaixo, ou mais à frente, dependendo de como se chega. Além dos horizontes das duas, está Cavalcante, cidade mais antiga do Nordeste goiano e berço de uma das reservas ecológicas mais ricas do Brasil. Mas o que levaria alguém a percorrer 100 km além de Alto Paraíso para chegar a Cavalcante? Anote aí: em primeiro lugar as mais de 150 cachoeiras de águas cristalinas da região. Em segundo a tranqüilidade de um lugar ainda pouco conhecido e que preserva ainda o ritmo de uma cidade interiorana, com suas festas e tradições que remontam ao século XVIII. Ou seu rico artesanato, ou suas águas quentes - e quando digo quente, é quente de não se conseguir ficar embaixo de seu jato – ou por abrigar em seu território o quilombo mais importante do Brasil, o Sítio Histórico Calunga. Mas tem e oferece muito mais que isto...
Com cerca de 9150 habitantes, fica a 320 km de Brasília pela GO 118, e a 520 km da capital, Goiânia.


Abrangendo uma área de 6935 km², foi fundada em 1740, tornando-se cidade em 11/11/1831. Rodeada de serras e montanhas e cercada por centenas de cachoeiras, sua principal renda já foi a exploração de ouro e outros minérios. A região é rica em fauna e flora, com lugares exóticos e paradisíacos que surgem no meio de matas fechadas. As principais atrações turísticas do município são indescritíveis cachoeiras, águas termais, fervedouros, mirantes e cadeias de montanhas, incontáveis praias fluviais de areias branquíssimas, calçadas antigas de pedra feitas por escravos no século XVIII e trilhas cavaleiras.


Cavalcante tem clima tropical, com temperatura média anual de 26°C e altitude que varia de 300m a 1400m. A vegetação - o cerrado de altitude - é exuberante e diversificada. 
O ecoturismo se destaca na preservação ambiental do município, pois encontra na região o lugar perfeito para observação, fotografia, mountain bike, rapel, trekking, off road, rafting, montaria e aventuras radicais; a maioria dos atrativos demanda muita disposição para vencer os obstáculos e conquistar as paisagens, mas a recompensa de vislumbrar paisagens para poucos anula qualquer sacrifício.


Ficavam em Cavalcante 60% da área da reserva do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que só atingia Cavalcante e Alto Paraíso; hoje, após o Decreto que ampliou sua área, o PARNA-CV está distribuído por 6 municípios, que, a exemplo de Alto Paraíso/São Jorge, esperam a abertura de portões de acesso em seus municípios, para que possam usufruir o desenvolvimento que chegou à pioneira São Jorge. E possam também usufruir a mídia, pois o próprio IBAMA, detentor das imagens do Parque, quando produz folheteria – folders, banners e cartazes – só se refere à cidade de Alto Paraíso.


Minha classificação do local:


- Acesso > Recomendo via aérea até Brasília, locar um carro e chegar até cavalcante.
- Hospedagem > Uma variedade enorme de boas pousadas tanto na cidade e zona rural.
- Gastronomia > Poucas opções de restaurante mas se informe que sempre há alternativas.
- Segurança > Baixo histórico de furtos na cidade, lugar muito tranquilo em relação a riscos
- Atendimento Médico > A cidade possui um posto de saúde com poucos recursos, aí só Brasília mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário