A cadela da raça labrador chamada "Shirley" não sabe ler e sua matemática é muito ruim, mas ela é sem dúvida o aluno mais brilhante de sua classe. Ela passa o dia na escola certificando-se se a vida de Rebecca Farrar de 7 anos não está em perigo.
Rebecca tem uma forma agressiva de um tipo de diabetes, o que significa que ela poderia ter um ataque de hipoglicemia e entrar em coma a qualquer momento. Ela não pode dizer quando isso vai acontecer, mas o faro extraordinária de Shirley pode detectar quando o nível de açucar no sangue da menina está se tornando muito alto ou muito baixo.
Quando o cão detecta uma alteração, ela vai lamber Rebecca ou se aproxima do professor e late.
Se ela não obtém resposta, Shirley vai sentar-se sobre a menina ou mesmo ir buscar o kit de testes médicos em outra sala de aula na Escola Primária Harpole em Northamptonshire. Assim que o cachorro fez o seu trabalho em sala de aula a assistente Theresa Hodgkiss faz testes do nível de açúcar no sangue de Rebecca, se for muito baixa lhe dá açucar ou uma injeção de insulina se está demasiadamente elevado.
Shirley foi a frequentar a escola durante um ano após ter sido treinado por uma associação de caridade para detectar o problema.
"É uma absoluta salva-vidas para Rebecca ter o cão na escola", disse a mãe de Claire. Rebecca, que tem um irmão gêmeo, José, foi diagnosticada há dois anos com diabetes tipo um, quando o organismo não produz insulina. Desde então, ela precisou de tratamento hospitalar e sofre de 5 à 8 ataques por dia.
"Isso acontece muito rapidamente," disse a Sra. Farrar. "Um momento ela está bem, o seguinte ela entrou em colapso."
Nenhum comentário:
Postar um comentário