IMPORTANTE: PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DOS VIDEOS DAS POSTAGENS PRESSIONE O PAUSE NAS TRÊS CÂMERAS

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mundo das Águas - Lagos Malawi e Baikal



O Lago Malawi localiza-se na parte meridional da África, compondo o chamado Complexo ou Sistema Great Rift Valley. É circundado por 3 países: Malawi (a oeste e ao sul), Tanzânia (ao norte e leste) e Moçambique (a leste). Nestes dois últimos países, o Lago Malawi também é conhecido como Nyasa e Niassa, respectivamente.
É o 9° lago em extensão no mundo, com cerca de 600 Km de comprimento. Possui uma largura não homogénea, ou seja, que varia em alguns pontos do Lago. Portanto, podemos dizer que a máxima largura encontrada no relevo do Lago Malawi corresponde a cerca de 87 Km e a mínima corresponde a cerca de 16 km. A sua superfície estende-se por volta de uma área correspondente a 30.000 km². E sua linha costeira mede por volta de 245 Km. É o terceiro maior lago da África. Possui uma profundidade máxima por volta de 760 metros e uma profundidade média por volta de 290 metros. Tem um volume correspondente a 8400 Km³.


Baikal é um lago no sul da Sibéria, Rússia, entre Oblast de Irkutsk no noroeste e Buryatia no sudeste, perto de Irkutsk. Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade.
A superfície do Lago Baikal é de 31 500 km². É é tão grande que se todos os rios na terra depositassem as suas águas no seu interior, levaria pelo menos um ano para encher.  Em alguns pontos ultrapassa 1600 m de profundidade (dados mais recentes indicam 1680 m), sendo responsável por 20% da água doce do planeta.
Desaguam nele cerca de 300 rios. É um habitat rico em biodiversidade, com cerca de 1085 espécies de plantas e 1550 espécies e variedades de animais, sendo conhecido como as "Galápagos" da Rússia. Mais de 60% dos animais são endémicos: por exemplo, das 52 espécies de peixes, 27 são endémicas.
Segundo informações da agência oficial Itar-Tass, às 15h50 locais do dia 29 de Julho de 2008, o submarino Mir-2 tocou o ponto mais baixo do lago, 1680 metros de profundidade. A finalidade da expedição é explorar o fundo do lago, colhendo amostras do solo, o que permitirá melhorar as pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário