IMPORTANTE: PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DOS VIDEOS DAS POSTAGENS PRESSIONE O PAUSE NAS TRÊS CÂMERAS

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Garfield Junior, O gato esperto !!!






Curiosidades


Os gatos conseguem comunicar-se de forma bastante eficaz, seja com humanos ou com outros seres de sua espécie. Estudos da inteligência em gatos têm demonstrado que tais animais são dotados de um aparato cognitivo capaz de lhes propiciar diversas ações, que podem ser compreendidas como sinais de inteligência. O cérebro destes animais apresenta estruturas complexas que possibilita-lhes desenvolver uma espécie de linguagem, comunicando-se por meio de miados, ronronares, bufos, gritos e linguagens corporais.


A avançada estrutura do cérebro faz com que esses felinos sejam frequentemente utilizados como animais experimentais, tendo em vista que esse órgão apresenta estrutura muito similar àquela observada no cérebro humano. Pesquisas indicam que, tanto no homem quanto no gato, o mesmo setor cerebral é o responsável pela existência de diferentes emoções .


O miado é o som típico que caracteriza o gato. É transcrito onomatopeicamente como "miau" em português (em diversas outras línguas apresenta grafia semelhante, como "meow", "miaow", "maw", etc.)Diferentemente do ronronar, o miado possui um som mais agudo e audível a uma grande distância. A pronúncia desta chamada varia significativamente, dependendo de seu propósito. Usualmente, o gato vocaliza indicando sofrimento, solicitando atenção humana (por exemplo, para ser alimentado), ou como uma saudação. 


Alguns vocalizam excessivamente, enquanto que outros raramente miam. Dependendo da raça, são capazes de emitir cerca de 100 tipos de vocalizações diferentes, incluindo sons que se assemelham à linguagem humana. Os machos possuem vocalização mais forte e grave que as fêmeas e a espécie doméstica costuma miar muito mais do que a selvagem, já que é a principal forma que eles têm de chamar a atenção de seus donos.


A maioria dos gatos bufa ou grunhe quando está em perigo. Alguns podem gorjear, quando observam uma presa ou expressando interesse a um objeto próximo. Quando esse som é dirigido a uma presa fora de alcance, não se sabe se é com a intenção de apresentar um barulho ameaçador, uma expressão de frustração ou para imitar o canto de uma ave (ou de uma presa da ave, como a cigarra).


Recentemente, estudiosos do comportamento animal creem que este som é um "comportamento de ensaio", no qual o gato antecipa ou pratica como matar sua presa, já que o barulho usualmente acompanha um movimento da mandíbula similar ao que utilizam para matar a presa



Obs: Algumas pessoas me perguntaram se eu sabia qual era a raça real do garfield, aqui segue a resposta verdadeira: "According to Jim Davis (the artist of Garfield), Garfield is Orange Tabby MAINE COON"
Maine Coon: é a raça mais antiga de gatos nativos dos EUA e já foi considerado a raça oficial do estado de Maine. Ele é muito amigavel e seu miado parece muito com um grilo, muito estranho mesmo.
Orange: relacionado a sua cor laranja.
Tabby: Seria um pouco listrado.
Espero que alguns não tenham ficado tristes pensando que tinham comprado a raça verdadeira, isso não importa nada pois o que vale é que tem um amigo real dentro de sua casa.



Todos direitos do video reservados a Rede Globo - Canal Rural.


Fonte: Wiki

Um comentário:

  1. Uma aula sobre os felinos.. muito bom. Agora, quanto ao video é imperdível... muito muito bom. Adoro gatos. Andrea Campos

    ResponderExcluir