Nome Popular: Curimbatá, Curimatã, Curimatá, Curimba, Papa-terra.
Nome: CientíficoProchilodus spp.
Família: Prochilodontidae
Distribuição Geográfica: Bacias amazônica e Araguaia-Tocantins (P. nigricans), Prata (P. lineatus, P. scrofa, P. platensis) e São Francisco (curimatá-pacu P. marggravii, P. affinnis, P. vimboides). Foram introduzidas nos açudes do Nordeste
.
Descrição: Peixes de escamas. A principal característica da família é a boca protrátil, em forma de ventosa, com lábios carnosos, sobre os quais estão implantados numerosos dentes diminutos dispostos em fileiras. As escamas são ásperas e a coloração é prateada. A altura do corpo e o comprimento variam com a espécie. Pode alcançar de 30 a 80cm de comprimento total dependendo da espécie.
Ecologia: Espécies detritívoras, alimentam-se de matéria orgânica e microorganismos associados à lama do fundo de lagos e margens de rios. Realizam longas migrações reprodutivas. São capturadas em grandes cardumes, sendo espécies importantes comercialmente, principalmente para as populações de baixa renda.
Local da Foto: Rio Prata-MS
Obs: Será necessária a contratação de um guia da região pois existem muitas sucuris nesse rio, como dizem os antigos é melhor seguir o fluxo em duas pessoas pois aí ela pode escolher, sozinho não tem escolha.
Dica: Se possível leve equipamento de mergulho próprio pois é mais confiável, mas existe equipamento para alugar na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário